Início » Pré Calculo » Origem do Cálculo

Origem do Cálculo

Categorias

     O cálculo é uma das criações mais supremas do pensamento humano.No cálculo combinam-se e interligam-se ideias geométricas com ideias analíticas, construindo-se instrumentos poderosos para a resolução e interpretação de problemas e fenômenos.
     O cálculo foi descoberto aproximadamente no século XVII como consequência da procura de soluções para problemas relacionados com o movimento.A álgebra e a trigonometria eram usadas para resolver esses problemas que envolviam o movimento dos objetos que se deslocavam com velocidades constantes ao longo de trajetos circulares ou lineares. O cálculo surge com a necessidade de calcular a variação da velocidade do objeto em trajetos irregulares.Assim, o conceito de derivada aparece ligado a velocidades e acelerações, sendo o conceito fundamental ligado à geometria, na determinação das tangentes a curvas e taxas de variação.Conhecer as dimensões de um cilindro de volume fixo sua área total mínima, ou a forma de um retângulo de perímetro fixo e área máxima são problemas do dia-a-dia que o cálculo resolve.
    O conceito do limite é a ideia básica que faz a separação do cálculo da matemática elementar e tanto a derivada quanto a integral são definidos como limites.
     Julgo que quem se deslumbra com essa ciência ou mais com essa arte,tem sementes de sabedoria em mãos.Usem-nas com cautela,mas desfrutem ao máximo dessa conquista,pois ela é de poucos!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: